terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Primeiro e segundo passeios noturno no Cemitério Municipal de Jahu - SP

Realizamos com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu (SP), o segundo passeio noturno ao Cemitério Municipal "Ana Rosa de Paula" em 2011. Este passeio (foto acima) aconteceu no sábado dia 22 de janeiro. O primeiro passeio ocorreu dia 19 de janeiro, uma quarta feira de lua cheia. Ambos passeios agradaram ao público presente que aproveitaram a oportunidade para debaterem sobre a História da cidade e suas próprias experiências de vida.
Os passeios também serviram para desmistificar que os Cemitérios não são lugares ruins povoados por almas penadas, fantasmas e coisas afins. Nestes passeios procuramos alem de contar a História do Município, desvendar a Arte Cemiterial presente na parte mais antiga.
Não são todas as cidades que possuem tal acervo e neste quesito Jaú é uma cidade privilegiada já que o ciclo do café proporcionou a riqueza que a originou.

O Cemitério de Jahu "Ana Rosa de Paula" foi inaugurado em 1895. Abordamos neste passeio os mitos populares e os olhares da população sobre a Arte Cemiterial que a interpretando conforme suas experiências de vida criaram mitos interessantes e curiosos como por exemplo a história da noiva e da caveirinha. Alem destas Histórias visitamos também túmulos da população que compõe a etnologia da população jauense: túmulos de italianos, sírios, negros ex-escravos, espanhóis e portugueses. Biografias de jauenses ilustres também fazem parte do passeio.


Atentos as explicações sobre os signos da Arte Cemiterial, a população tem participado e contribuído para que o Projeto Arte Cemiterial de Jahu cada vez mais se consolide como opção de cultura e laser na cidade.
Desde que começamos o projeto junto com a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú, cuja pasta pertence ao secretário André Galvão de França, o resgate histórico no cemitério deu um salto quantitativo e qualitativo. Um importante investimento para o resgate da memória da cidade.

3 comentários:

Clarisse Ismério disse...

Parabéns! Longa vida ao projeto!Bj

Unknown disse...

O passeio é excelente, e, portanto, altamente recomendável! Um grande presente para a nossa cidade!

Unknown disse...

Gostei bastante do passeio. Tem mais gente querendo saber quando vai ter novamente