segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

História da Matriz Nossa Senhora do Patrocínio do Jahu - História

Olá pessoal. Há muito tempo fiz aqui um pequeno resumo sobre a História deste lindo cartão postal de Jahu que tanto nos orgulha. (acredito que católicos, espíritas e evangélicos). Ela esta precisando de nossa ajuda para o restauro pois anos de infiltrações tem danificado não só os capitéis mas também as pinturas.

Interessante e gratificante é que baseei meu trabalho no livro escrito pelo Professor José Raphael Toscano na ocasião do centenário deste majestoso templo.

Mas agora foi o site da Matriz que baseou sua História com fotos e mais alguns dados retirados do meu blog. Quanta honra e que balaio de gatos. Mas a História é assim, um colabora daqui, outro colabora delá.

Eis o link que esta muito completo e informativo.


Lembrando aos amigos jauenses e turistas que agendamos passeios explicando a História de Jahu através da Matriz. Modéstia a parte tem sido um trabalho de resgate histórico muito bem acolhido pela comunidade.

Este trabalho, assim como os passeios de Arte Cemiterial são projetos da Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu e podem ser agendados pelos telefones 3602 47 73 com Silvia ou Nilton.
No caso específico da Matriz algumas restrições existem, já que lá é um templo religioso e portanto devemos respeitar certos horários: segunda é exposição do Santissímo e na quarta confissão então estes dias não marcamos passeios.

Vamos lá povo, vamos conhecer e descobrir nossa História.

Agradecimentos especiais ao Secretário André Galvão de França, ao Padre Celso Buscariolo e ao Messias, zelador do Cemitério por estarem sempre nos atendendo com dignidade, educação e por acreditarem em nosso projeto.

Nenhum comentário: