É basicamente a mistura de estilos arquitetônicos que exibiam elementos da arquitetura clássica, gótica, barroca e neoclássica.
Estava inserido dentro da arquitetura historicista que buscava reviver através de seus diversos "neos" - neoclássico, neogótico, neoromântico, neobarroco -, os elementos mais significativos destas correntes arquitetônicas.
De maneira geral se caracterizou pela simetria, busca da grandiosidade e riqueza decorativa.
No estado de São Paulo o ecletismo arquitetônico teve em Ramos de Azevedo seu maior nome. A antiga estação de trem da Companhia Paulista na Rua Humaitá em Jaú - demolida na década de 70 para abrigar a atual estação rodoviária - foi projetada por ele.

Foto: acervo Ítalo Poli Jr.
Em Jaú (estado de São Paulo, Brasil), fundada em 1853, a arquitetura eclética é um precioso patrimônio cultural cujo valor merece mais atenção do setor público e privado.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú tem promovido cursos e oficinas cujo principal objetivo é divulgar a riqueza patrimonial da cidade. Na contramão, alguns vereadores, donos ou representantes de setores cujo lucro advêm da especulação imobilizaria, tentam limitar e barrar as ações preservacionistas da cidade. Em nome do dinheiro fácil querem privar a cidade deste importante patrimônio cultural capaz de gerar renda através do turismo.
Fotos - Julio Cesar Polli 2008/2009
Conheça um pouco da História de Jaú...
quem gostou.. posta um comentario.. obrigado
4 comentários:
Olá! Muito bom o seu blog!
Muito legal. eu moro nessa cidade e conheci coisas que ainda não sabia, valeu.
Parabéns! Lindas fotos de conteúdo histórico inegável.
Aliás a primeira foto é da casa em que morou meus avós Sebastiana e Plínio Navarro e hoje é de minha tia. Eu não conhecia esta foto.
Gostei muito e adicioneiu aos meus favoritos!
Geraldo Pacheco Navarro Filho
parabens,belo trabalho
Postar um comentário