terça-feira, 7 de setembro de 2010

Turistas cariocas visitam a Matriz Nossa Senhora do Patrocínio de Jahu em 05-09-2010

Demonstrando para os céticos e destruidores do patrimônio histórico arquitetônico que o turismo de passeio já é uma realidade e um movimento irreversivel em Jaú publico algumas fotos do passeio realizado no domingo dia 05 de setembro de 2010 com este animado grupo de 36 cariocas que vieram e se hospedaram em Jaú. Não vieram apenas para as compras muito embora isso seja um atrativo turístico forte (o turismo de compras) para a cidade quiseram antes conhecer a História de Jaú.
Os turistas ficaram encantados com a beleza da nossa igreja e tiraram muitas fotos em duas horas de passeio no majestoso templo, nosso cartão postal, neste caso, tirando fotos da imagem da Nossa Senhora do Patrocínio.
Após conhecerem a Matriz, fizemos um breve passeio pelo entorno da matriz e pela praça Siqueira Campos. Todos reconheceram de pronto Newton Braga, carioca e co-piloto do nosso herói João Ribeiro de Barros. Na foto acima, a dona Jacira não se aguentou e deu aquele abraço em nosso comandante.

Logo após o passeio panorâmico dirigimo-nos ao Território do Calçado. Enquanto aguardavam suas esposas esse grupo preferiu esperar tomando "umas" cervejinhas. Eu fiquei apenas na Coca-Cola... claro... guia não pode beber em serviço... ou pode?

Após as compras, pose com as sacolas. Em respeito a ética de não ser um "guia sacoleiro" não recebi e nem distribui comandas para ganhar comissão sobre as vendas. Aqui uma critica ao Território do Calçado...que lugarzinho mais feio e mal conservado esse onde é o ponto de encontro dos turistas.
Na seqüência almoço em Jaú e a tarde passeio de eclusa na Barra Bonita. Como eu, Daniel Rosalem, pensamos e acreditamos na regionalização do turismo.
Na foto a guia carioca Aparecida e eu com a camisa do Galo, ao fundo, as margens do Rio Tietê durante o passeio de eclusa. Cultura, entretenimento e compras, tudo pode se conciliar havendo união. Todos saímos ganhando com isso.

Abaixo matéria do jornal Comércio do Jahu publicada hoje dia 07-09-2010 que tratou um pouco desse assunto.


Projetos em Jaú incluem visitas ao cemitério e à igreja matriz


A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú renovou o contrato do projeto da oficina de arte cemiterial do pesquisador e historiador Julio Cesar Polli, até dezembro deste ano. Desde junho, a parceria permite visitas gratuitas ao Cemitério Municipal Ana Rosa de Paula para que a população possa conhecer fatos históricos e culturais da cidade pela arte de túmulos e personalidades municipais.
Os passeios ocorrem durante o dia e são abertos à população e às escolas. De acordo com Polli, cerca de 300 pessoas participaram das atividades diurnas e 95 estiveram presentes nas duas excursões noturnas, que devem ser feitas uma vez por mês.
“O atrativo da noite é a curiosidade do ambiente que as pessoas não costumam estar. Foi uma experiência nova e um desafio”, comenta. Polli informa que pretende realizar sarau noturno para resgatar o caráter artístico da cidade, com encenação de atores de obras de Hilda Hilst, entre outros.

A renovação do contrato inclui o Projeto Patrimônio Histórico Cultural da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio: História e Significados, que trata da divulgação da história da cidade por meio do templo.
A primeira visita ocorreu na manhã de anteontem com grupo de 36 turistas, que vieram a Jaú para conhecer a história da local. O enredo começa com o surgimento da capela e a evolução urbana, até a construção da igreja no estilo neogótico. (Da redação)








Nenhum comentário: