sábado, 18 de setembro de 2010

Passeios no Cemitério - Arte, Cultura e Memória no Cemitério Municipal de Jaú

Balanço dos passeios ao Cemitério de Jaú

Primeiro passeio noturno ao Cemitério de Jaú - Sexta feira 23 de julho de 2010, meu 36º aniversário de vida comemorado num lugar um tanto quanto diferente...


O primeiro passeio que fiz ao Cemitério foi num Sábado (chove-num-molha) dia 08 de agosto de 2008 e fez parte do Curso sobre Educação Patrimonial.

Fazendo um balanço sobre o sucesso que os passeios ao Cemitério Municipal de Jaú tem obtido desde junho de 2010 (mais de 300 pessoas já passaram pelo tour patrocinado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú) meu realismo otimista não seria facilmente aceito sem provas, talvez poderia ocorrer aos outros que sou louco ou, na melhores das hipóteses ser mais um mero sonhador, mas... senhoras e senhores sou pragmático. Um dom que Deus me deu...

Anos atrás quando dizia aos que pensei serem meus amigos ou alguns parentes: "farei um passeio ao Cemitério onde resgataremos a História da nossa cidade" - fora os rostos retorcidos - já rebatiam os corajosos: "não dará certo isso em Jaú". Os covardes apenas escutavam ou fingiam escutar. Por que não lograria êxito na empreita? É certo que a idéia é nova e um tanto o quanto diferente mas não esta embutido nela o principio desencadeador do conhecimento ou seja, a dúvida! a curiosidade! E quantas curiosidades não pairam sobre essa temática? Ora... ora... Ensina-se tudo no Cemitério, desde matemática (aff) através dos seus números e estatísticas, até enfermagem ao resgatar o cotidiano das pessoas. Sem contar geografia, educação artistica, língua portuguesa e é claro a mais bela de todas as ciências - A História!

Perguntam-me agora: "O que vocês vão fazer no Cemitério a noite?" - ou - "O que se tem para ensinar ou estudar lá?". Tantas respostas cretinas me aparecem na mente mas não é função minha desdenhar da ignorância alheia ou de quem, na maioria dos casos, quer desdenhar de mim, aliás, acredito que estou ensinando, informando, criando um novo hábito, uma nova opção de laser, e por que não? Na Europa já o fazem a décadas.

Porém, alguns estudiosos e eruditos criticam com o brado retumbante nos bares, botecos, ouvidos e telefones e afins: "Esta tudo errado o que ele diz", "Queria saber qual a temática para um passeio noturno" e outros ainda dizem-na diretamente a mim...! "O maior erro da imprensa é te chamar de historiador não é Julio?"

Confesso que estas respostas abaixo não são para os meus amigos e nem para vocês leitores do blog, mas aos inimigos do saber, aos amargurados com a vida. Então lá vai...

Não, não é o maior erro da imprensa me chamar de Historiador porque eu SOU Historiador. Minha pesquisa é viva mesmo falando de morte. Não esta engavetada ou mesmo arquivada a anos em uma prateleira para fazer volume, ou como queiram, dar "títulos" aos eruditos inclusive a quem me disse isso. Qual é o tema do seu doutorado mesmo? Hummm pesquisa morta.

Quer saber a temática de se passear a noite? junte-se a nós no próximo passeio e você sentirá toda a magia que existe neste Campo Elísio. Indescritível. Não é necessário temática, o tema é o estudo, o horário é que é diferente e isso é que torna atraente e é a razão do sucesso.

E por último, não estou falando nada errado que não esteja de acordo com os estudos de Arte Cemiterial que se tem produzido no Brasil e nos países do qual somos depositários da cultura, como Portugal. Aliás, falo da verdade que conheço e que construo que me ensina a metodologia científica. Já disse antes, sou pragmático.

Aquele que tiver ouvido de ouvir que ouça...

"Os Iluminados" - Segunda turma do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Jaú, alunos da professora Marília de Araraquara - Sábado dia 19 de junho de 2010.

Primeira turma do curso de Pedagogia - Iniciando os trabalhos - 24 de agosto de 2009

Passeio no sábado de tarde dia 14 de agosto de 2010. Aprendizagem mesmo em grupos pequenos.

Nenhum comentário: