terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Primeiro e segundo passeios noturno no Cemitério Municipal de Jahu - SP

Realizamos com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu (SP), o segundo passeio noturno ao Cemitério Municipal "Ana Rosa de Paula" em 2011. Este passeio (foto acima) aconteceu no sábado dia 22 de janeiro. O primeiro passeio ocorreu dia 19 de janeiro, uma quarta feira de lua cheia. Ambos passeios agradaram ao público presente que aproveitaram a oportunidade para debaterem sobre a História da cidade e suas próprias experiências de vida.
Os passeios também serviram para desmistificar que os Cemitérios não são lugares ruins povoados por almas penadas, fantasmas e coisas afins. Nestes passeios procuramos alem de contar a História do Município, desvendar a Arte Cemiterial presente na parte mais antiga.
Não são todas as cidades que possuem tal acervo e neste quesito Jaú é uma cidade privilegiada já que o ciclo do café proporcionou a riqueza que a originou.

O Cemitério de Jahu "Ana Rosa de Paula" foi inaugurado em 1895. Abordamos neste passeio os mitos populares e os olhares da população sobre a Arte Cemiterial que a interpretando conforme suas experiências de vida criaram mitos interessantes e curiosos como por exemplo a história da noiva e da caveirinha. Alem destas Histórias visitamos também túmulos da população que compõe a etnologia da população jauense: túmulos de italianos, sírios, negros ex-escravos, espanhóis e portugueses. Biografias de jauenses ilustres também fazem parte do passeio.


Atentos as explicações sobre os signos da Arte Cemiterial, a população tem participado e contribuído para que o Projeto Arte Cemiterial de Jahu cada vez mais se consolide como opção de cultura e laser na cidade.
Desde que começamos o projeto junto com a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú, cuja pasta pertence ao secretário André Galvão de França, o resgate histórico no cemitério deu um salto quantitativo e qualitativo. Um importante investimento para o resgate da memória da cidade.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

História da Matriz Nossa Senhora do Patrocínio do Jahu - História

Olá pessoal. Há muito tempo fiz aqui um pequeno resumo sobre a História deste lindo cartão postal de Jahu que tanto nos orgulha. (acredito que católicos, espíritas e evangélicos). Ela esta precisando de nossa ajuda para o restauro pois anos de infiltrações tem danificado não só os capitéis mas também as pinturas.

Interessante e gratificante é que baseei meu trabalho no livro escrito pelo Professor José Raphael Toscano na ocasião do centenário deste majestoso templo.

Mas agora foi o site da Matriz que baseou sua História com fotos e mais alguns dados retirados do meu blog. Quanta honra e que balaio de gatos. Mas a História é assim, um colabora daqui, outro colabora delá.

Eis o link que esta muito completo e informativo.


Lembrando aos amigos jauenses e turistas que agendamos passeios explicando a História de Jahu através da Matriz. Modéstia a parte tem sido um trabalho de resgate histórico muito bem acolhido pela comunidade.

Este trabalho, assim como os passeios de Arte Cemiterial são projetos da Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu e podem ser agendados pelos telefones 3602 47 73 com Silvia ou Nilton.
No caso específico da Matriz algumas restrições existem, já que lá é um templo religioso e portanto devemos respeitar certos horários: segunda é exposição do Santissímo e na quarta confissão então estes dias não marcamos passeios.

Vamos lá povo, vamos conhecer e descobrir nossa História.

Agradecimentos especiais ao Secretário André Galvão de França, ao Padre Celso Buscariolo e ao Messias, zelador do Cemitério por estarem sempre nos atendendo com dignidade, educação e por acreditarem em nosso projeto.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Documentário sobre o Cemitério Municipal de Jaú "Ana Rosa de Paula"


video

Este pequeno documentário de aproximadamente 17 minutos contém entrevistas com o coveiro Paulo Crepaldi falando sobre o misticismo do túmulo do Sr. Miguel Martins conhecido como o "Túmulo da Caveirinha" e de Dona Geralda Martins Padrone neta de Martins contando um pouco da História do seu avô e do túmulo.
Em seguida o documentário apresenta os depoimentos de Dona Catarina de Abreu Silva relatando como o Criolando chegou em sua casa logo após o falecimento de seu filho natimorto. Finalizamos o tema Criolando temos os depoimentos das irmãs Helena Durante Poli que relatou como Criolando chegou ao velório de sua prima e de Romilda Durante Guerra que chegou a ser "batizada" por Criolando, demonstrando assim um lado pouco conhecido do religioso deste personagem jauense.

Tais depoimentos fazem parte da pesquisa científica sobre o Cemitério Municipal de Jaú e sobre personagens e histórias existentes ali.

Todos as entrevistas foram colhidos pelo pesquisador Julio Cesar Polli (eu) entre setembro e outubro de 2010 e não possui boa qualidade áudio digital já que foram gravados com uma câmera de 3.5 MP, porém os mesmos foram utilizados como prévia de um documentário mais elaborado a ser concluído neste ano. O plano é fazer um documentário englobando mais pessoas e outros personagens.

Por ora espero que apreciem este pequeno aperitivo e compartilhem comigo o gosto de descobrir ou redescobrir nossa História.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Arte Cemiterial de Jahu - um balanço de 2010 e novas perspectivas para 2011

Agradeço de toda alma e coração as pessoas que acreditaram neste projeto tornando-o um atrativo turístico em Jahu. Nossos passeios noturnos tornaram-se sucesso de público e tem sido bem recebido pela comunidade. Através da divulgação do nosso acervo cemiterial trouxemos para Jahu pesquisadores e turístas de várias cidades.

Em 2011 prometemos continuar a pesquisa e a divulgação de nossa História.

Para agendamentos de turmas favor entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turísmo de Jahu pelo fone 3602 47 73 ou 360 47 77 com Silvia ou Nilson.

Lembramos que os passeios são gratuitos.

O próximo passeio cemiterial noturno será dia 19 de janeiro (quarta-feira).

abraços a todos e bom 2011.