sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cemitérios Paulistas - Cemitério Municipal de Assis (SP)

Apesar do blog ser direcionado e dedicado a História de Jahu e sua arte cemiterial será vantajoso o estudo comparativo com outros cemitérios. Verificaremos se existem padrões estéticos. 
Assis (SP) é uma cidade mais nova que Jahu. 
Detalhe de grafite no muro do cemitério de Assis
Fundação de Assis - 1º de julho de 1905.
Em 1º de julho de 1905 o Capitão Francisco de Acis Nogueira efetivou a doação de 80 alqueires de terras de lavrado à igreja, para patrimônio de uma Capela, sob a tríplice evocação do Sagrado Coração de Jesus, de São Francisco de Assis e da Obra – Pio do Pão de Santo Antonio (Fundação de Acis).
Em torno da Capela, foram surgindo as primeiras casas do povoado, que pertenciam a jurisdição do município de Campos Novos do Paranapanema (atual Campos Novos Paulista).
O desenvolvimento do povoado foi devido exclusivamente, ao avanço dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que chegaram ao povoado de Acis em 1914. Em 1915, pela Lei Estadual nº 1.496, de 30 de dezembro de 1915, o povoado foi elevado a Distrito de Paz. Dois anos depois, foi criado o Município de Acis pela Lei Estadual nº 1.581 de 20 de dezembro de 1917.
Em 6 de abril de 1918, os vereadores elegeram o primeiro prefeito: João Teixeira de Camargo. Em 8 de abril de 1918, foi aprovado o Regimento Interno da Câmara e adotado o Código de Posturas Municipais de Itatiba, para o município de Acis. A estrada de Ferro Sorocabana foi a responsável pela rápida escalada de Acis, que já em 20 de Março de 1918 passou à sede de comarca. Também abriu caminho para chegada do café, tornando Acis o ponto de convergência de toda a região e base de operação para a colonização do Paraná.
Origem do nome

O nome Assis, o qual a cidade é conhecida hoje, era originalmente Acis e foi batizada assim em homenagem ao fundador do município: Capitão Francisco de Acis Nogueira.O nome foi adaptado anos depois pelos próprios moradores que o escreviam Acis com dois 's'.
Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Assis

Na arte cemiterial podemos verificar

Ramos de palma - muitas sepulturas semelhantes a estas ostentavam o símbolo da ressurreição.


A última morada - presença de muitas casas no cemitério, muitas delas com varandas abertas. Construção moderna


Vista panorâmica - entre os túmulos não há calçamento.
Estátua em mármore carrara.
Um símbolo da maçonaria, existem muitos compassos em vários túmulos logo na entrada do cemitério.
Uma obra moderna e uma clássica lado a lado
Detalhe das "mãos"


Aperto de mãos: O aperto de mãos significa união; ou matrimônio entre o falecido e seu cônjuge. Neste caso, uma mão masculina está associada a uma mão feminina (o punho das mangas distinguem os sexos) guiando a outra para o céu.

Arte em cimento
ossuário
capela
Anjo da Anunciação - o anjo "corneteiro"
arte em bronze - artista desconhecido

grafite no muro do cemitério


Abaixo matéria da TV TEM sobre a retirada dos grafites e o protesto gerados  - 



Existem alguns túmulos em mármore carrara, não muitos. Símbolos cemiteriais com maior presença são os ramos de palmas com as cruzes. A diferença de Jahu este cemitério possui muitos túmulos com símbolos maçons. Também existe neste cemitério o seu santo ou beato local, aqui o Monsenhor David. 

interior da capela feita em homenagem a Monsenhor David

sala anexa onde os artefatos são deixados como agradecimento


Nenhum comentário: