quarta-feira, 27 de abril de 2011

Arte Cemiterial de Jaú na Câmara Municipal


Ano passado enquanto a destruição dos túmulos antigos do Cemitério Ana Rosa de Paula corria solta, um vereador ajudou-me a para-la. Esse vereador é o meu amigo Ronaldo Formigão. Este vídeo mostra o interesse dele em ajudar na preservação patrimonial de Jaú. 
Muito obrigado Ronaldo. 

sábado, 16 de abril de 2011

Algumas coisas que vemos em Jaú

O catador e o cachorro dormindo.
Essa foto é do ano passado, mais ou menos junho. Aproximadamente 14:00 h, na esquina da rua Edgard Ferraz com a rua Campos Salles. Estava voltando para casa a pé num dia da semana qualquer e de repente topei com essa rapaz dormindo, ele e seu cachorro tranqüilamente. 

O cachorro do cemitério
Esta foto também é de 2010. Esse simpático cão mora nas imediações do cemitério, sempre que pode segue a gente até o túmulo do meu primo. Ele faz a festa espantando os gatos. 

De olho em mim.
Se coruja já é considerada pela tradição popular como mau agouro  imagine então topar com uma no cemitério num túmulo antigo lá pela quadra B ou começo da C?

Sorrindo com João Ribeiro de Barros
É essas coisas as vezes vemos em Jaú quando faço meus trabalhos de História e turismo. Junto com a amiga Daniela Chacon nos divertimos descobrindo o monumento algo que para alguns não tem graça nenhuma. Jaú é rica em fatos e personagens que marcaram a História. É preciso fazer o jauense conhecer sua História. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Corredor Histórico Cultura Jaú - Centro de Documentação da Fundação Dr. Raul Bauab

Ótimo trabalho realizado pelo CEDOC da Fundação. Este CD-ROM trás um passeio virtual muito interessante e informativo. Bom material para professores, alunos, pesquisadores e curiosos da História de Jaú. Entre os idealizadores deste belo projeto esta a Professora Patricia Alonso e a Professora Angela Bien Massucatto. 



Link para baixar

http://www.megaupload.com/?d=SQASV5UQ

sábado, 9 de abril de 2011

HIDROAVIÃO JAHÚ EMPREENDIMENTO E HISTÓRIA


CD-ROM lançado durante o governo do ex-prefeito João Sanzovo. Magnífica explicação do Reide em que João Ribeiro de Barros participou tornando-se herói internacional.
Abaixo link para o download.

http://www.megaupload.com/?d=N1N6GFY5

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Heróis de 32



Trailer do Curta Metragem SP 32, produzido em mini-DV como PILOTO. Um Tributo aos Heróis e Veteranos de 1932. Eric Lenate, Evandro Palma, Rogério Costa, Reinaldo Villela, Rui Xavier, Lucas De Araújo, Aless Scaranto, Renato Murakami, Simone Xavier, Billy Santiago, Diego Tame, Thiago Tavares, Rafael Arruda e Jean Paulo Vernochi. Direção: Cássio Martin - Produção: Jorge Henrique Santalmei e Marco Antônio Beatriz. - Fotografia: Tony Ciambra -

Apoio: Gilberto Borges
GALENA FILMES





Exortação, Texto de GUILHERME DE ALMEIDA, lido na Rádio Record, pelo Locutor CÉSAR LADEIRA no dia 07 de Setembro de 1932. Imagens da Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida em outros Estados do Brasil como GUERRA PAULISTA, ou Guerra dos Paulistas. Fonte DVD SP32.

Depois de ver as cenas deste filme o que sentimos ao olhar para esta foto abaixo? 



Este é (ou era) o monumento em homenagem aos Heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 na cidade de Jaú, interior de São Paulo. O monumento foi derrubado há umas duas semanas atrás pela ação de pessoas ignorantes e até agora esta assim, destruído. 
Tombaram na Revolução os jauenses Major Ascânio Martins Soares, Julio Pinheiro e Arsênio Guilherme. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

História de Jaú - XV de Jaú 80 anos de História

Trailer do DVD "XV de Jaú 80 anos de História em DVD"



Direção: Kleber Mazziero
Ano da produção: 2004


Formou-se Regente pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, na cidade de São Paulo, onde fixou residência a partir de 1983. Aluno de Ricardo Rizek, doutor em filosofia e História pela Universidade de São Paulo, em 1990 Kleber Mazziero de Souza venceu o Concurso do Rotary Club para cursar Doutoramento em Estética na Universidad Autónoma de Barcelona. Ao longo de sua carreira, trabalhou em áreas diversas.


O documentário pode ser baixado na íntegra nos links abaixo


Parte 1 : http://www.megaupload.com/?d=7ZYHAA46


Parte 2: http://www.megaupload.com/?d=DFZ76DZK

HINO DO ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE JAÚ - SP

http://www.megaupload.com/?d=RDRJDWP0

Para quem deseja matar saudades daquele jogo eis os gols do Galo.

video

XV DE JAÚ (SP) 3 x 0 CORINTHIANS (SP)
Data:
 05/06/1977
Local: Estádio Zezinho Magalhães / Jaú
Juiz: Romualdo Arpi Filho
Público: 23.000
Gols: Luis Poiani 9/1º, Luis Poiani 16 e Ademir Mello/2º
XV DE JAÚ : Valentim; Galli, Estevam Soares, Olavo e Caíca; Ivinho, Ademir Mello e Sabará; Luís Poiani, Valdomiro (Antônio Carlos) e Paulo Moisés (Fernando Pirulito) / Técnico: Cilinho.
CORINTHIANS: Jairo; Cláudio Mineiro, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo, Luciano e Palhinha; Vaguinho (Edu), Geraldão e Romeu / Técnico: Oswaldo Brandão


fonte: http://sosumulas.blogspot.com/2008/08/miscelnea.html acessado em 09 de abril de 2011.

sábado, 2 de abril de 2011

Retificação da lista dos imóveis preserváveis

Saiu no Comércio do Jaú de hoje, dia 2 de abril, que o vereador José Aparecido Segura Ruiz (PTB) quer que seja feita a retificação da lista dos imóveis preserváveis e que o vereador José Carlos Zanatto (PP) disse na última sessão da Câmara que em abril a Prefeitura enviaria ao Legislativo o projeto que revisa o número de prédios tombados pelo Município


No Aurélio.

Retificar - 1- Tornar reto, alinhar. 2 - Restaurar motor de automóveis; recondicionar. 3 - Corrigir o que foi dito. (grifo meu)

Revisão - 1- Ação de revisar,corrigir. (grifo meu) 2 - Exame minucioso e atento.

Ou seja, ambos vereadores querem corrigir o que foi dito. Penso que para eles o que foi dito já era, pois não é mais dito.  Pergunto aos nobres leitores : realmente é  necessária tal retificação e revisão dos prédios tombados de Jaú? Ainda mais neste momento que o governo de Jaú esta a deriva e totalmente desacreditado. 
Retificação e revisão estas que ao meu ver querem corrigir a lei  não com o intuito de ajuda-la  na conservação da arquitetura eclética e promoção do turismo em nossa cidade mas sim de dar concretização, argumentos e armas aos especuladores imobiliários da cidade  destruírem de vez nossa memória e fonte de riqueza. 
Jaú é uma das poucas cidades de São Paulo que possui considerável patrimônio arquitetônico (o ecletismo) que conta a História de um tempo, o tempo do Café. 
Então assim como Ouro Preto é referencia para os tempos do ouro e da colônia, Jaú pode ser referencia para o café e o República Velha.  Tem potencial e acervo. 
Só não desenvolve o turismo porque um bando de incompetentes e egoístas  a tratam com vistas a obter lucro, não por preserva-la, mas pelas vantagens dadas aos destruidores ou seja, utilizam do seu cargo para prejudicar o objetivo principal. É como colocar um ladrão para julgar outro ladrão. 
Pessoas visitam Jaú para conhecerem a Matriz, os casarões, as fazendas e também o cemitério. Visitam também para comprar sapatos (principalmente) e também para o Hospital Amaral Carvalho (o chamado turismo de saúde). Mas nada impede de que ganhemos rendas do turismo histórico arquitetônico.
Existem leis para quem possa achar que os proprietários de casarões são lesados por não poderem mexer nos seus imóveis. Enxergam no patrimônio apenas um terreno para a construção de um edifício ou um estacionamento. Destruição por falta de manutenção não é desculpa para demolição. Nunca conheci alguém que destruiu seu casarão e construiu sua casa novamente naquela localidade. Querem vender seus casarões para destruição física do mesmo e para isso alegam as mais deslavadas desculpas como, alto  custo de manutenção (?), perigo de desabamento (essa é clássica). 

É preciso lutar para temos o direito de memória. Direito de mostrar aos nossos filhos e netos como era Jaú no tempo de sua riqueza, que quando o estado de São Paulo se tornou o maior produtor mundial de café, Jaú era uma das maiores produtoras. Dizer que neste tempo Jaú foi a quarta cidade do Brasil a ter energia elétrica. Quero mostrar Jaú do tempo do João Ribeiro de Barros.

Lembremo-nos recentemente do episódio do correio. Um lindo exemplo de Art Deco que foi ao chão para construirem  uma caixa. Porque disso? Minha opinião -ganância. 
Temos História senhores vereadores, temos o direito de preserva-la. Exijo meu direito de memória. Não condeno os nobres vereadores. Na verdade acredito mesmo que são apenas ignorantes e assim que aprenderem a conhece-la, a arquitetura historicista, terão outra visão da nossa arquitetura eclética.

abraços 

Julio Polli  


Vídeo Jaú 154 anos - 2007

Vídeos feitos na época do prefeito João Sanzovo. O interessante que existe uma versão em inglês. Abaixo a ficha técnica. 

(VERSÃO ÁUDIO PORTUGUÊS )


Vídeo mostra a cidade de Jaú, no interior do estado de São Paulo, Brasil, no ano de 2007, ao completar 154 anos.
Texto e roteiro de Mario Panucci e Cristiani Vieira - Bazar Comunicaçao - www.bazarcomunicacao.com.br - 14 3625 1903

Produzido por DVP Produções Digitais - Botucatu / SP


(VERSÃO ÁUDIO INGLÊS)


Video shows the city of Jau, São Paulo, Brazil, to 154 years.

Text and written by Mario Panucci and Cristiani Vieira
From BAZAR COMUNICAÇÃO - www.bazarcomunicacao.com.br
55 14 3625 1903
Production of Digital DVP Productions - Botucatu / SP / Brazil

Agradeço a SPCIDADES a postagem dos vídeos no You Tube.