quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eugenio Prati e sua escultura no Cemitério Municipal de Jaú "Ana Rosa de Paula"



Se você já visitou o Cemitério de Jaú possivelmente já viu esta linda estátua na sepultura da Famíla de Vitor Cesarino. Acontece que a escultura da foto acima esta no Cemitério da Consolação na capital paulista...

...esta é a escultura da Família de Vitor Cesarino que se encontra em nosso cemitério na Quadra F, Rua F, nº3.
Ambas foram esculpidas pelo renomado artista Eugenio Prati. Esta é a minha mais recente descoberta (24/07/2010) entre as pesquisas que faço no Cemitério Municipal "Ana Rosa de Paula". Tenho certeza que novas e emocionantes descobertas ainda nos aguardam neste imenso museu ao céu aberto. A importância desta descoberta reafirma a qualidade do acervo que temos de arte cemiterial e a possíbilidade de explora-lo turisticamente.



Eugenio Prati (Verona, Italia, 1889 + São Paulo, Brasil, 1979)

Escultor, pintor e desenhista. Estudou na academia de Belas-Artes de Verona. Participou de Bienais de Veneza. Expôs em Turim, Roma, Polônia, Florença e Milão. Vencedor de diversos concursos na Itália, onde executou numerosas esculturas expostas em praça públicas.

O que caracteriza sua obra são os temas religiosos simbólicos; "Descida da cruz", "Jesus Cristo", "Pietá", "Calvário". Modelou um grande número de esculturas nas necrópoles paulistanas, principalmente no Cemitério São Paulo, nos jazigos de combatentes do Movimento Constitucionalista de 1932. Executou , ainda trabalhos inspirados na arte egípcia e esculturas de encantadoras meninas com vestidos usados nas décadas de 20 e 30 do século passado. Assinava PRATI e E. PRATI.


Fonte:

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/empresas_autarquias/servico_funerario/arte_tumular/0014

Um comentário:

Unknown disse...

Peguei essa foto para o meu blog de poesia. É uma verdadeira obra de arte!