domingo, 22 de março de 2009

Igreja de Santo Antônio no Banharão Novo em Jaú


Quando era criança, nas férias íamos de trem até Sumaré (SP). No caminho passávamos pela estação do Banharão. Lembro-me dos prédios comerciais e residenciais que lá existiam, alem é claro da estação. Hoje, além da plataforma e de uma escada, só as ruínas da Igreja de Santo Antônio denunciam que por ali existiu um bairro promissor e importante para a econômia da nossa cidade.

A ganância das usinas de álcool não poupam e não respeitam nada e ninguém. Este é o grande exemplo do "progresso social" que as usinas de álcool patrocinam. Será que a usina precisa tanto dessa pequena área a ponto de por a baixo a nossa história?


Milagrosamente estas ruínas sobrevivem graças ao empenho do senhor Vendramini, neto do doador das terras para a construção da Igreja. Fotos de Julio Cesar Polli em 22 de março de 2009.

5 comentários:

cidicodogno disse...

EU APARECIDO ANTONIO CODOGNO
NA EPOCA DE 1963 MORAVA NA REGIÃO AINDA CRIANÇÃ ESTUDAVA AO LADO DESSA IGREJA EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA MINHA PROFESORA SE CHAMA-VA DONA MARIA DA CIDADE DE JAÚ.
QUANDO EU VI AS CONDIÇÃO DA IGREGA ME ASSUSTEI.
DA PENA DE VER AQUELE LUGAR DESSE JEITO POIS ME LEMBRO COMO ERA.
TENDO EM MINHA MENTE LEMBRANÇÃS MARAVILHOSAS.

shantall disse...

naum conheço... nem sei pra que lado fica... mas gostaria de conhecer...
( confesso que tenho medo x___X )

blog lopes disse...

BOA NOITE,
MEU NOME É SILVIO (PROF. HISTÓRIA DA EE DR. LOPES RODRIGUES), E GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELO SEU TRABALHO.APROVEITO TB, PARA CONVIDA-LO A CONHECER O BLOG DE NOSSA ESCOLA: www.blog-lopes.blogspot.com
abr

sueli disse...

Eu jose nelson estudei nesta escola
em 1952 morava no bairro dos antunes;frequentei muito esta igreja na adolecencia comi muitos doces na venda do Bagaiolo ...quanta saudade.
Parabens Aparecido,belo trabalho!

cidicodogno disse...

BOMDIA MEU POVO AMIGO*

SENHORES E SENHORAS QUI FISERAM PARTE DA ISTORIA DE BANHARÃO E IA SESA LINDAREGIAÕ DA ESCOLINHA DO BAIRRO DOS ANTUNES MOREI EM VARIAS FASEDA AI DA REGIAO CITIO PELECRINO FASEDA DO DENHOR ZANZINE HOJE PERTESE A FAZEDA.COLOMBO........... TAMEM NO SITIO DOS PERES SITO MUITA SAUDADE DE TUDO


ENTRA EM COTATO COMIGO*
EMAL aparecidocodogno@hotmail.com

podemos recordar muitas coisas